terça-feira, 9 de setembro de 2014

Entrevista com Erasmo Passos, idealizador do projeto PRIVADA PORTAL (PE)

Começamos essa semana uma série de entrevistas para divulgar as faixas selecionadas para a coletânea virtual Recife Lo-fi Volume IV. Como todos já sabem essa edição é aberta, ou seja, recebemos projetos de todo o Brasil e alguns do exterior. Estamos felizes com a quantidade (e a qualidade artística) das gravações e queremos agradecer a todos que enviaram material. Tenham certeza que foi um trabalho difícil escolher algumas dentre tantas gravações. Agradecemos aqui também ao jornalista Renato L. por ajudar na curadoria e em algumas entrevistas e a artista/ilustradora e DJ Albane Simon por toda a identidade visual do projeto.

Pois bem, como o foco da coletânea é a gravação caseira vamos começar apresentando um dos projetos mais interessantes (e intrigantes!) que recebemos nessa edição, o Privada Portal, que compõe a novíssima safra de novos nomes pernambucanos. Conversamos com Erasmo Passos em uma entrevista igualmente lo-fi (feita pelo Facebook) sobre a origem do projeto e as influências desse trabalho. Com vocês, Privada Portal.


- Conta um pouco como surgiu a ideia do Privada Portal? 

Erasmo Passos Dantas Surgiu em 2009 quando criei uma espécie de mitologia. Imaginei uma privada gigantesca flutuando no espaço por entre os planetas, alimentando-se deles. Depois de ingerir o planeta terra este passou por uma mudança em várias áreas, como a forma de pensamento das pessoas, mudanças nos eco-sistemas, transformando-se num planeta apocalíptico. O mundo que habitávamos com águas límpidas e animais silvestres em abundancia transfigura-se em caos. A metáfora é justamente neste sentido, uma critica social/global. 


- Dentro desse cenário apocalíptico-redentor que tipos de composições podemos esperar? 

Erasmo Passos Dantas Temos uma composição pioneira no projeto chamada "Os Rios da Morte", que é um blues melancólico onde o ser humano é tomado por uma crise existencial e acaba exaltando algumas reflexões filosóficas sobre o seu ato de dor. Também temos "O Caos Absurdo", "O Choque de Civilização", "O Remédio Azul", "Noite no Antigo", "(Ex)sistence", entre outras.Mas também temos músicas românticas como "Prefiro você do que não ter", "Quero meu bem" e "Por causa das ondas do ar". Talvez a nossa música tema "Privada Portal" exalte bem essa transição de mundos. 


- Qual o sentido da faixa "A Prática da Diversão"? 

Erasmo Passos Dantas Essa música trata do tema "Sedução", antigo crime penal! Onde, influenciado por certas personalidades, como Casanova, o mítico Don Juan e Cleópatra me fizeram traçar de forma poética os sentimentos libidinosos da atração.




- Conta um pouco como foi o processo de gravação da faixa?

Erasmo Passos Dantas Eu tava com dois amigos, Diogo Lobo e Luã, ambos me ajudam no projeto. Diogo está comigo desde o começo e Luã desde o ano passado. Estávamos numa tarde, no meu prédio onde sempre nos reunimos para tirar um som, beber e relaxar um pouco. Estávamos bem tranquilos. Eu havia estudado com Luã essa letra e fizemos um arranjo. Então Diogo nos acompanhou. Eu improvisei um certa hora, recitando palavras que vinha na minha mente.. É uma gravação espontânea para ser bem sincero mas que demos valor também pelo ato de inovar na hora da gravação, através de passagens novas na música.


- Quais outros projetos você vem acompanhando ou tem alguma proximidade na cidade?

Erasmo Passos Dantas Venho acompanhando o som do Feiticeiro Julião, que é um grande brother de tempos antigos que admiro como artista, como Juvenil Silva que vem de outros projetos bons. Matheus Motta que tive o privilégio de conhecer muito antes da gravação de Desenho. Zeca Viana que trabalhou comigo na Cultura e tive muito apreço pelas suas músicas de caráter nostálgico e filosófico. D Mingus e Graxa, assim como Aninha Martins, todos eles causam um grande estrondo por onde passam. Germano Rabello também é um cara que admiro muito pela visão política/literária e também Tagore que nos conhecemos desde a adolescência, praticamos kung fu e estudamos inglês. Serrapilheira também é uma banda muito boa onde temos a figura de Lucas do Amaral que estudou comigo na adolescência. É um grande poeta e sua música.me inspirou muito, sem dúvidas.

Feitiçeiro Julião e Privada Portal (Erasmo Passos)




- As faixas são bem visuais, existe uma co-relação com outras linguagens artísticas?

Erasmo Passos Dantas Eu amo pintura, tenho um fascínio pelos renascentistas, Leonardo da Vince, Michelangelo, Ticiano, Rafael, são figuras extraordinárias.Também gosto muito do Dalí, com sua inspiração infinita. Bosh, Rembrandt, Goya, Velázquez, Dürer, Van Gogh e Monet. Tentei estudar artes visuais mas foi um breve adágio. Pretendo um dia me dedicar mais nessa arte.


- O Privada Portal já tem um disco cheio ou pretende gravar em breve, o que podemos esperar do futuro do projeto?

Erasmo Passos Dantas Na verdade ainda não temos uma gravação profissional, temos muitas músicas isso eu posso afirmar. Eu pretendo fortalecer esse projeto e regravar as canções, muitas das gravações são antigas. Também precisamos fechar a banda, como Juvenil me disse uma vez "monta essa banda!", passei um tempão dizendo isso para Matheus (Mota). Então, também, fica essa dica até para os interessados.


- E finalmente, por que continuar gravando em casa? O que impulsiona essa verve?

Erasmo Passos Dantas Talvez pelo fato de eu não ter fechado a banda, também passei um período me dedicando ao estudo da música para fortalecer minha identidade. Estudei violão erudito com Elías Veríssimo e Newton Messias. Sinto que está cada vez mais próximo o momento de gravar isso com um conjunto. Eu acho que gravar em casa, como uma "manifestação lo-fi" digamos assim, é um ótimo veículo de divulgação e expressão da sua arte em si. Isso faz com que você interaja com que está rolando em sua volta e pode, sem dúvidas, fortalecer laços.





PRIVADA PORTAL www.soundcloud.com/privadaportal

Recife Lo-fi Volume IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário